domingo, 22 de abril de 2012

O que é Mito?

         Mito é uma narrativa, concebida pela língua grega como mithos. Para muitos estudiosos, é a primeira forma de explicação da realidade, seja ela natural ou social. Na cultura ocidental, o mito tem o significado de anteceder o saber filosófico.
O mito nasce da cultura oral na Grécia antiga, configurando-se como um discurso destinado a um público ouvinte, sendo que este toma aquilo como verdade absoluta.
A atitude mítica, é uma atitude de crença, que além de procurar explicar a realidade, também propõe apaziguar os temores do homem diante do mundo em que vive.


Helios - Deus do Sol

O sol é personificado em várias mitologias: os gregos o chamavam de Helios e os romanos o chamavam de Sol. Sendo deus do Sol. Helios era imaginado passear em uma carruagem puxada por cavalos através do céu, trazendo luz a Terra. Ajornada do Sol, naturalmente, começava no leste e terminava no oeste, local onde Helios completava sua ronda diaria e flutuava de volta para seu palácio no leste em uma taça dourada.
Detalhes desta descrição do papel de Helios como o deus Sol aparecem na mitologia, literatura, poesia e arte. De acordo com o poeta grego Hesiodo, Helios era filho de dois Titãs - Theia e Hyperion. Na Teogonia de Hesiodo, por conseguinte, Helios era tambem o irmão de Eos (a deusa da alvorada) e Selene (a deusa da lua). É interessante notasr que a deusa da alvorada, Eos, começa o cortejo da manhã, seguinda atentamente pelo seu irmão Helios.
Existem varios mitos nos quais Helios toma parte. Um dos mais memoráveis entre estes contos é a lenda de Phaethon. O sol tambem aparece na triste história da infortunada nifa Clytie. Entretanto, Helios é na melhor hipóteses, um tipo de espião celestial, de quem não muita coisa pode ser mantida em segredo. No Hino a DFemeter feito por Homero, a deusa Demeter pede a Helios ajuda para localizar sua filha Persephone, do mesmo modo, é o deus Sol que primeiro nota o caso amoroso que está ocorrendo entre os deuses Olimpicos Aphrodite e Ares, na Odisséia.
Helios também era o pai de alguns importantes personagens mitológicos. Com sua esposa, a Oceanid Perseis, Helios teve tres filhos lendários - Circe, Pasiphae e Aeetes. É bom lembrar que o casal teve vários outros filhos menos ilustres. O deus também teve numerosos relacionamentos com mulheres que resultaram no nascimento de descendentes. A já mencionada Phaethon, por exemplo, era o produto de uma destas uniões. Estes "filhos do Sol" foram, algumas vezes, citados como Heliades na mitologia e literatura. 

              Helios - deus do Sol

2 comentários:

  1. O mito é o nada que é tudo. O homem é um animal que se conta histórias, é isso que o diferencia entre as espécies. E o mito é uma das primeiras histórias, das primeiras formas do sentido, que o homem se deu. Jacob Bryant, citado por Edgar A. Poe no famoso conto sobre a carta roubada, escreveu que nos esquecemos de que não acreditamos nas fábulas e continuamos agindo a partir delas como se fossem realidades existentes. O mito começou a entrar para a realidade primeiro na literatura oral e, depois, por aquilo que se chama arte.

    ResponderExcluir
  2. Muitas dessas histórias de mitos deram subsídio para a humanidade criar a ciência, subtraindo elementos importantes entre os quais o exemplo do elemento hélio, os estudiosos pesquisaram que haviam substancia no sol e deram o nome de hélio.

    ResponderExcluir